Rui Unas: conheça o ator português no elenco do “Colegas”

23 ago

Bastidores do "Colegas": Rui Unas com a protagonista Rita Pokk.

O diretor Marcelo Galvão conheceu Rui Unas pela internet. Gostou de sua versatilidade e convidou o ator e apresentador português para participar do filme Colegas como o personagem “Portuga”, um dos policiais que persegue Stalone, Aninha e Marcio, os três fugitivos protagonistas que mobilizam a polícia especial. Na entrevista a seguir, Rui fala sobre a experiência de fazer um longa no Brasil, comenta sobre seu personagem “Portuga” e sobre os planos para sua carreira.

Rui é bastante conhecido em Portugal, onde é apresentador do talk show “A Última Ceia” (SIC Radical) e protagonista da futura série “Viver é Fácil” (RTP). Multifacetado, também escreve e grava crônicas de segunda à sexta-feira para a rádio portuguesa Antena 1.

Como está sendo fazer um filme no Brasil?
Uma experiência extraordinária a nível pessoal e profissional. Fui acolhido com muito carinho por todos e enturmei-me com facilidade. Óbvio que fui recebido com piadinhas de português, mas percebo que era irresistível estando eu com um bigode tão lusitano. Profissionalmente, tento estar à altura do desafio e da confiança que depositaram em mim. Espero contribuir para que este filme seja um filmaço, que divirta e emocione as pessoas. Eu, como ator, me divirto e me emociono – isso é um bom sinal…

Enturmado com os brasileiros: Cris (make-up), Andrea Armentano (1a assistente de direção), Kiki (figurinista), Rui Unas, Michelle e Sharon (assistentes de produtor de elenco).

Fale um pouco sobre o “Portuga”, seu personagem no filme “Colegas”.
O Portuga é um agente especial (português como é evidente) que foi colocado com o seu parceiro em um outro departamento. É um policial muito nervoso que vive permanentemente lutando contra o seu stress. Está sempre à beira de um ataque de nervos. É arrogante, cara de poucos amigos, mas no fundo tem bom coração. É uma figura bem caricata, mas espero que seja credível.

Você e o Deto Montenegro trabalham como uma dupla de policiais. Como é o entrosamento de vocês?
Não poderia ser melhor. Houve de imediato uma cumplicidade pessoal entre mim e o Deto e foi muito fácil transpor isso para as nossas personagens. Partilhamos o mesmo sentido de humor e passamos o tempo a rir fora das filmagens. Sendo eu portuga e ele carioca, eu nervosinho e ele mais calmo, eu um pouco mais novo que ele, isso cria uma dinâmica muito cômica entre nós. Depois o Deto é um “gajo” muito talentoso e generoso. Ele foi o que mais me ajudou na integração nos primeiros dias. Com este filme também ganhei um amigo.

Como ator, quais tipos de personagem você já encarnou?
Eu gosto muito de compor personagens caricatas. A dificuldade está em torná-los verdadeiros, credíveis, multidimensionais e fugir aos clichês. Já fiz de cabeleireiro bicha, de ex-combatente de guerra,  policial, mafioso, padre… Mas também me agrada fazer papéis mais dramáticos, até para surpreender quem me associa de imediato à comédia.

Falando em internacionalizaçâo, quais são suas expectativas em relação à carreira?

Já tive uma experiência de cinema na Espanha. Esta é a minha segunda internacionalização por assim dizer. Mentiria se dissesse que não tenho expectativas em trabalhar mais no Brasil. Identifico-me muito com o espírito “na raça” com que se faz cinema aqui. Vamos deixar a coisa rolar e esperar que este meu trabalho dê outros frutos.

Você é um profissional multifacetado: é ator de cinema, TV, teatro, apresentador de TV e escritor. Como administra tantos papéis em sua vida real?
Eu sempre apostei na versatilidade no meu percurso profissional e fui acumulando várias vertentes ao longo dos anos. Comecei como apresentador de TV, depois fui-me assumindo como humorista e mais tarde como ator. Na realidade, acho que sempre fui um ator… Não tenho medo de arriscar e vou em frente 100% quando depositam em mim confiança. Em todos os trabalhos que faço aprendo, descubro-me e aplico esse conhecimento no próximo desafio. Vou sair deste trabalho mais rico e preparado para um próximo papel.

Este slideshow necessita de JavaScript.

A pedidos: Rui Unas também tem faceta rapper

>> Saiba mais sobre Rui Unas

3 Respostas to “Rui Unas: conheça o ator português no elenco do “Colegas””

  1. Guilherme Morais 23 de agosto de 2010 às 5:24 pm #

    Granda Maluco!
    Falta a tua vertente de musico.

  2. Nuno 24 de agosto de 2010 às 8:24 am #

    O Rui é o maior pá. Mereces sucesso! Grande actor e enorme rapper!

    • Aleksandra Zakartchouk 24 de agosto de 2010 às 10:50 am #

      Muito bom receber mensagens de Portugal aqui no blog!

      Sejam muito bem vindos!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: