Senador recomenda filme Colegas a todos brasileiros

12 set
Colegas mencionado na Câmara

Colegas mencionado na Câmara

Primeiro a discursar em Plenário nesta segunda-feira (10), o senador Paulo Paim (PT-RS) voltou a fazer um apelo aos deputados federais para que acelerem a apreciação do Estatuto da Pessoa com Deficiência (PLS 6/2003), projeto de sua autoria que tramita na Câmara dos Deputados como PL 7.699/2006.

O parlamentar disse que, por onde passa, tem sido questionado a respeito da aprovação do estatuto, acrescentando que as pessoas não entendem por que motivo a Câmara não o aprova.

– Não podemos falar em direitos humanos sem incluir princípios como a acessibilidade, a inclusão, a liberdade, a independência e a valorização da diversidade humana – afirmou.

Paim recomendou a todos os brasileiros que assistam o filme Colegas, de Marcelo Galvão, premiado como melhor longa metragem brasileiro no Festival de Cinema de Gramado de 2012.

– É um filme interessantíssimo, que trata com carinho especial as pessoas com deficiência – disse o senador, relatando a emoção do público no dia em que viu o filme e elogiando o diretor, Marcelo Galvão, pelo olhar especial que dirigiu às pessoas com deficiência.

O senador lembrou que existem diversos tipos de deficiência, que necessitam, cada uma delas, de ações e instrumentos específicos de inclusão e acessibilidade, como rampas, calçadas, publicações em braile, audiolivros, portas largas, ampliadores de texto, semáforos com aviso sonoro, entre tantos outros.

O parlamentar comentou ainda os dados do Censo 2010 do IBGE, que identificou 45,6 milhões de pessoas com deficiência no Brasil. Além disso, pontuou, o censo mostrou que apenas 18% dos prédios escolares da rede pública de ensino no país têm vias de acesso e banheiros adaptados.

O censo também constatou, acrescentou Paim, que apenas 4,7% das ruas do país têm rampa de acesso para cadeirantes e nenhum dos municípios brasileiros conseguiu ainda construir essa benfeitoria em todas as suas vias.

– Acredito que para chegarmos a ser uma sociedade mais humana precisamos de uma mudança cultural e do cumprimento da legislação. As pessoas precisam mudar por dentro. Essa é uma questão de alma, de sentimento, de coração – disse Paim.

Site do Senado – Por Agência Senado

2 Respostas to “Senador recomenda filme Colegas a todos brasileiros”

  1. Muriel Pokk 17 de setembro de 2012 às 5:37 am #

    Será muito se for aprovado o Estatudo da Criança com deficiência, só assim teremos onde nos basearmos para exigir os direitos do deficiente.
    Parabéns à todos que de uma forma ou de outra fazem parte do filme Colegas. Como diz o Ariel…”Vamos pro Oscar”.
    Beijos

  2. therezinha raso frizzera borges 17 de setembro de 2012 às 5:42 pm #

    ESTAMOS ANSIOSOS PARA O LANÇAMENTO DO FILME Rita Ariel e Bruno, pelos elogios e prêmio que receberam, a gente já imagina o trabalho de voces foi incrível
    Parabéns também para a produção,diretor, escritor,e todos que tornaram possivel mostrar ao mundo que que a inclusão é importante para vencermos o preconceito ,não só importante como normal
    voces mostraram isso , abriram caminhos,
    deram o recado beijos
    therezinha

    Em nome da Escola Municipal de Educação Especial (EMESP) Mogi das cruzes

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: